terça-feira, 2 de setembro de 2014

Vc sabe como a sua voz é produzida?

Já vi um guitarrista "tirar" sons maravilhosos da sua guitarra antiga e outro músico com o mesmo instrumento mal conseguir fazer um acorde com boa sonoridade. E pq se o instrumento usado fora o mesmo?
Soube q um baterista (muito bom por sinal) tinha uma bateria muito velha, caindo aos pedaços, cheia de almofadas no bumbo e tecidos nos tons... Mas o som q ele conseguia tirar era maravilhoso e ninguém mais conseguia tocar aquela bateria!
A pergunta é PORQUE? 

A resposta é simples... ESSES MÚSICOS CONHECIAM SEUS INSTRUMENTOS COMO NINGUÉM! Eles sabiam extrair deles o melhor som,  sabiam o que precisava ser feito para ter o melhor desempenho.  

Será que o mesmo se aplica ao profissional da voz? Vc sabe como sua voz é produzida? Vc já viu suas pregas vocais? Sabe onde elas estão localizadas?

Enquanto profissional da voz vc não tem obrigação conhecer o nome de cada músculo, nervo e cartilagem que estão envolvidos na produção da voz, mas é muito importante que tenha o mínimo de conhecimento sobre o funcionamento do aparelho fonador para que consiga utilizá-lo da melhor maneira possível sem prejuízos.


FONAÇÃO

 A VOZ é produzida pelo trato vocal e não apenas pelas vibrações das Pregas Vocais, mas hoje vou falar apenas desse som que nomeio como MATÉRIA PRIMA.

As Pregas Vocais estão localizadas dentro da laringe em posição paralela ao solo. A laringe é um tubo alongado situado no pescoço.

Gosto de ressaltar que o termo "Cordas Vocais" é incorreto, pois não estamos falando de cordinhas, como as de um violão, as Pregas Vocais são duas dobras formadas por músculo e mucosa.

Ao respirarmos silenciosamente as PREGAS VOCAIS ficam afastadas entre si permitindo assim a entrada e saída livres do ar. Para que haja produção da voz, elas devem aproximar-se e vibrar. 


Quanto mais agudo for o som mais rapidamente elas vibrarão. O tamanho e forma das Pregas Vocais influenciam na frequência, as mais finas e longas tendem a produzir sons mais agudos enquanto as mais curtas e largas, sons mais graves.


O som criado na laringe pela ativação da vibração das Pregas Vocais é a principal fonte sonora, a nomeamos de  FONTE GLÓTICA, porém ele ainda não é o som que ouvimos da nossa voz. Essa "matéria prima" criada com as pregas vocais ainda será amplificada e moldada e todas as estruturas do trato vocal influenciarão no resultado desse processo!

Assista o vídeo das Pregas Vocais em ação: Videoestroboscopia


4 comentários:

  1. Que bacana Eli! Sinta-se à vontade para comentar, sugerir e questionar. Vms trocar nossas experiências e multiplicar conhecimento! Beijo

    ResponderExcluir
  2. Eu aqui procurando informações sobre a produção da voz e me deparo com essa pessoa! Hahaha

    Parabens Fer, muito conteúdo de uma forma simples de entender!

    ResponderExcluir
  3. Vou plagiar haha. Brincadeira! Mas vou utlizar grande parte do seu material!

    ResponderExcluir